segunda-feira, 11 de maio de 2009

O Projecto Rede+


O projecto Rede+ nasceu como conclusão do Curso de Intervenções Artísticas Em Espaços Públicos e Produção de Obras Site Specific na Universidade Lusófona.
Partiu com o objectivo de sinalizar a abertura em breve do Palácio das Artes, no Largo de S. Domingos, mas em pouco tempo se estendeu a toda a Baixa portuense.

Fomos conhecendo a história do Edifício do Palácio das Artes e apercebemo-nos que tem existido um empenho crescente em unir forças para revitalizar toda a zona e decidimos que seria no Largo de S. Domingos o palco do arranque da acção de convergência de todas as Redes.

A criação de um laboratório de artistas no Palácio das Artes poderá potenciar uma explosão de talentos e criatividades, e, muito importante, ser a força motriz que permita a estes artistas a continuidade dos seus projectos e a sua desejável permanência, desencadeando um efeito “Rede” em toda a zona envolvente.

Pretende-se sinalizar uma nova realidade que está a acontecer nesta zona: o nascimento de uma nova dinâmica que devolva à Baixa a notoriedade e prosperidade que em tempos que já lá vão viveu e que tantas marcas deixou.

Trabalhar em comunhão de objectivos, em alianças e em partilha, protegerem-se mutuamente, unir influências, derrubar obstáculos e cimentar o desejo de uma cidade reavivada, urbana, cosmopolita e criativa. Em suma, trabalhar em rede.

Pretendemos:

· Lançar pontes para o futuro e envolver sinergias e partilha de vivências dos participantes do Curso.
· Estabelecer um elo de ligação com artistas, instituições e público em geral, em torno das várias expressões criativas.
· Convidar os habitantes, instituições e comerciantes a aderirem à Rede+, colocando um fragmento de rede no exterior dos edifícios.

A rede maleável (rede plástica de sinalização de obras) de cor laranja, simboliza dinamismo, flexibilidade. Esta rede irá ser distribuída entre os dias 9 e 16 de Maio de 2009 pelas ruas envolventes ao Palácio:

· Rua das Flores,
· Rua Mouzinho da Silveira,
· Rua Ferreira Borges,
· Rua do Belmonte,
· Rua Sousa Viterbo,
· Largo S. Domingos.

O objectivo é a partilha de uma identidade que una todos os intervenientes, para que todos sintam que pertencem a uma mesma comunidade criativa e dinâmica.


Projecto Rede+
Anabela Meireles Guimarães * José Maria Graça Moura * Milú Sardinha * Paula Parracho


Sem comentários:

Enviar um comentário